11 de jul. de 2011

Crescimento, Composição e Estrutura das Unhas.

O crescimento das lâminas é de aproximadamente três milímetros (3mm) por mês. Para ser completamente substituída, a lâmina leva cerca de seis meses nas mãos e um ano nos pés. Em geral, desenvolve-se mais rápido nos jovens do que nos idosos. Em média, as unhas crescem um décimo de milímetro (0,1mm) ao dia, sendo o crescimento mais rápido no verão do que no inverno, mais rápido na unhas das mãos do que nas do pés e mais rápido na dominante. O crescimento das unhas é diferente entre si.
Algumas das causas que podem interferir no crescimento da lâmina são: má circulação sanguínea, alimentação inadequada e fatores mecânicos (roer, digitar, tocarpiano, etc.). A velocidade do crescimento das unhas é a razão pela qual o tratamento de suas doenças é tão demorado, o que resulta em pouca adesão do paciente ao tratamento, geralmente, abandonando-o. Por essa razão, muitas doenças da unhas tornam-se crônicas.
As unhas são compostas por:
QUERATINA: é o principal componente da unha, responsável pela sua resistência;
ÁGUA: é o principal agente plastificante. Encontrada em uma concentraçã entre 7% e 12%. Sua baixa concentração auxilia na dureza das unhas.
MINERAIS: como cálcio, magnésio, sódio, ferro, cobre e zinco são encontrados nas unhas.
LIPÍDIOS: o colesterol é o principal lipídio encontrado na unha. O contato com produtos que contenham solventes ocasiona a perda de lipídios, resultando em unhas secas e quebradiças.



















MATRIZ: é o local onde a unha é gerada e começa a crescer./CORPO: é a unha visível, aderente ao leito/ LÚNULA: de cor branca e opaca, tem forma semi-lunar e é a mais visível no polegares e menos visível nos demais dedos./EXTREMIDADE LIVRE: é a região esbranquiçada que fica solta, fora do leito da unha./CUTÍCULA: é a pele que se prolonga da epiderme, recobrindo as unhas.

Fonte: Apostila Porcelana Fing'rs, página 7